sexta-feira, 7 de novembro de 2008

TAREFA 2 - PLANO DE AULA

PLANO DE AULA - BLOG COMO RECURSO DIDÁTICOEste trabalho tem como participantes Professores do Curso salto para o futuro: “Os Desafios da Diferença na Escola”. Esta experiência terá aproximadamente 40 horas de duração e será executada nos meses de novembro e dezembro no NTE de Xanxerê/SC.
Todo o trabalho será publicado no blog : http://www.saltoparaofuturoxxe.blogspot.com/


Tipo de edublog: Blog Colaborativo

1- TEMAOS DESAFIOS DA DIFERENÇA NA ESCOLA
2- OBJETIVOS
Direcionar um trabalho para os usos das novas tecnologias de informação e comunicação, das quais uma grande parte dos professores ainda encontra-se excluídos;
Utilizar o blog como recurso educacional e uma ferramenta de avaliação;Perceber como é possível a superação de limites e dificuldades, contando com a ajuda de outras pessoas e com a própria vontade de se superar. Mostrar como existem possibilidades infinitas nas situações mais adversas, contando com fatores que contribuem para tal.
3- JUSTIFICATIVAConsiderando que, atualmente, estamos presenciando a inclusão social dos diferentes em todas os segmentos da sociedade, principalmente na escola, vimos à necessidade de mostrar como é possível a superação de limites e de dificuldades. Felizmente, os mais belos exemplos de superação pessoal contam com protagonistas que têm características comuns, na maioria dos casos são pessoas portadoras de necessidades especiais.O ponto de partida para a elaboração deste plano foi o estudo do livro “Flor de Maio” da escritora Maria Cristina Furtado. A história tem como personagem principal uma pequena e infeliz borboleta que nasceu com uma deficiência na sua asa, sem condições físicas de voar. Embasados nesse contexto de luta e superação, surge à necessidade de mostrar quais exemplos da realidade mundial também passaram por adversidades e obtiveram vitória. Também, destacar alguns exemplos de superação encontrados na nossa cidade.Partindo desta reflexão levantarei três pontos essenciais que estiverão presentes nos exemplos estudados, inclusive no livro “Flor de Maio”: o objetivo de vida, a luta constante e a ajuda dos outros.4- CONTEÚDO- Temas Transversais e Ética: questões sociais, valores e atitudes;- História: personalidades reconhecidas mundialmente, líderes mundiais, relações sociais;- Biologia/Ciências: Estudo de espécie de planta nativa do país;- Português: leitura de textos, literatura infanto-juvenil;- Educação Artística: apresentação de ilustrações contidas no livro “Flor de Maio” da autora Maria Cristina Furtado, e ilustrado por Elma.
Criação de slide share para postar no blog, utilizando os as imagens do livro Flor de Maio ;
Criação de tirinhas utilizando o programa gratuito Quick Tonns disponível em http://www.quicktoons.com/
5- DESENVOLVIMENTO
Todo o trabalho se dará em 40 horas, distribuídos em 4 encontros semanais de 3 horas e 30 minutos.Inicialmente colocarei todos a par do trabalho que será desenvolvido.Apresentarei o blog do salto para o Futuro. http://www.saltoparaofuturoxxe.blogspot.com/ . Criaremos uma conta no gmail para todas as cursistas e em seguida enviarei e-mails convidando as mesmas para serem autoras do blog. Em seguida contantar-se á história do livro “Flor de Maio” da autora Maria Cristina Furtado, para que todos tomem conhecimento do enredo trabalhado e reflitam sobre a situação. Em seguida se fará uma breve apresentação dos exemplos de superação mais conhecidos no mundo, mostrando a história de vida dessas pessoas (o músico Ludwig Van Bethoven – surdo -, o físico nuclear Stephen Hawking – tetraplégico-, os pais de Lorenzo Odone – leigos -, a luta de Martin Luther King Jr. – negro - e a vida do músico Ray Charles – cego -), contando com o auxílio de mídia, neste caso o programa de apresentação de slides. Na seqüência serão citados exemplos de perseverança e superação de pessoas da cidade.Para finalizar, passaremos um vídeo humorístico de parte de uma peça de teatro do grupo “Os Melhores do Mundo”, chamada “ A Saga de Joseph Climber”, que trata de superação. Por fim, debateremos sobre o assunto.
A seguir postaremos no Blog as tirinhas criadas e o slide share e visitaremos o blog http://porqueheloisa.blogspot.com/, para conhecer o livro POR QUE HELOISA e a opinião da autora sobre a inclusão de pessoas especiais na escola, bem como na sociedade.
Também será elaborada poesias: Distribuição de textos da série que está sendo trabalhada, onde as cursistas transformarão em poesia e publicarão no blog.
6- RECURSOS UTILIZADOS* Computador;* Livro: “Flor de Maio”, da escritora Maria Cristina Furtado;* CD de cantigas referente ao livro “Flor de Maio”;* Aparelho de som;* Internet;
Programa slide share e Quick Tonns.7- AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEMTentarei acompanhar este processo que deverá ser feito por meio da análise do debate, posterior à aula, da participação e do envolvimento no desenvolvimento das atividades, dos comentários relacionados ao assunto tratado e do conhecimento prévio sobre o tema, bem como da apropriação dos recursos tecnológicos propostos..

Um comentário:

Marli Fiorentin disse...

Olá Celoy!
Teu planejamento está bem específico. Espero que possas aproveitar a interatividade que o blog oferece para poder construir o conhecimento de forma colaborativa. Procure usar os recursos de formatação do texto para deixar sempre a postagem leve, apresentável e convidativa. Podes justificar, colocar negrito, etc. Mas o ideal é usar uma letra padrão que fica mais apresentável. Abraço!