sexta-feira, 7 de novembro de 2008

TAREFA 1 - WEB 2.O

Segundo a folha de São Paulo, o termo Web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web --tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. A idéia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdo.Dentro deste contexto se encaixa a enciclopédia Wikipedia, cujas informações são disponibilizadas e editadas pelos próprios internautas. Também entra nesta definição a oferta de diversos serviços on-line, todos interligados tanto é que o número de sites e serviços que exploram esta tendência vem crescendo e ganhando cada vez mais adeptos. Vou destacar duas ferramentas que considero muito produtivas no fazer pedagógico mediado pelas tecnologias.

BUBLESHARE

o “Bubbleshare”. Uma ferramenta de compartilhamento de imagens, rica em possibilidades de socialização de trabalhos e experiências, através da apresentação de imagens e textos utilizando som.É um serviço de fácil criação sem a necessidade de conhecimentos técnicos especializados. O bubbleshare apresenta-se como uma possibilidade muito rica à medida que o utilizamos para compartilhar imagens das produções dos alunos, e eles próprios (os autores) escrevem e/ou explicaram (som) sobre suas produções. Surgem então outras várias possibilidades como, utilizar o bubbleshare para facilitar a aprendizagem de crianças em processo de alfabetização, contar e criar histórias, histórias em quadrinhos, inserir textos, figuras, legendas, entre outras.
Vou citar aqui alguns exemplos de trabalhos que podem ser realizados com alunos e publicados no blog utilizando o bubbleshare:
* Criação da História de Vida dos alunos (Linha de tempo);
* Estudo de Obras de arte de pintores famosos;
* Pontos turísticos do município com descrição do local e sua história;
* Estudo do meio ambiente ( cada grupo estuda um aspecto: lixo, água, poluição, vegetação, locais preservados,...);
* Autores e obras literárias;
* Charges;
* Estudo dos animais ( diversidade, espécies da localidade, espécies em extinção,habitat, ...);
* Plantas existentes na região com nome científico e características;
* Rios da região (nascentes, foz, lugares de rara beleza, ...);
* Publicação de desenhos dos alunos.

GOOGLE DOCS

O Google Docs é um serviço on-line oferecido pelo Google. A versão em português do Google Docs permite criar, editar e compartilhar documentos e planilhas, a partir de um gerenciador web. Para usufruir de todas as funcionalidades do produto, basta ter uma conta Google (como Gmail ou Blogger) e ter um navegador web compatível. A ferramenta funciona totalmente on-line, sem a necessidade de instalação de um software. Alguns dos recursos mais importantes apresentados pelo Google Docs são a portabilidade dos documentos, a possibilidade de edição compartilhada e a publicação automática do documento na web ou em blogs, de acordo com a preferência do(s) autor(es).
Em função da possibilidade de edição compartilhada e da publicação de documentos, o Google Docs surge como uma ferramenta que permite a aprendizagem colaborativa e a constante troca de idéias, sendo cada elemento responsável pelo resultado do grupo, ao assumir tarefas interdependentes. Com o advento da tecnologia novos caminhos se abrem para as práticas escolares. Como professores preocupados em despertar o interesse de nossos alunos para a aprendizagem, precisamos, constantemente, inserir-nos e às nossas práticas, aos novos elementos disponíveis para a construção do conhecimento.
Mais do que repassar informações, educar é construir, buscar informações. Nesse processo de construção, podemos nos valer das possibilidades oferecidas pela WEB 2, onde a palavra chave é interação. Nos ambientes colaborativos de aprendizagem à distância, como os possibilitados pelo Google Docs, é preciso que cada membro da equipe saiba interagir, deixar a sua contribuição, opinar e questionar. O objetivo desse tipo de atividade não é apenas acompanhar através de leituras aquilo que está sendo produzido, o que seria se apropriar do conhecimento do outro sem dar algo em troca. Dessa maneira o Google Docs traz novas possibilidades de interação e de construção coletiva de textos e de conhecimentos, fazendo com que sua utilização no espaço escolar possibilite crescimento a todos.

Nenhum comentário: