segunda-feira, 24 de novembro de 2008

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

TAREFA 2 - PLANO DE AULA

PLANO DE AULA - BLOG COMO RECURSO DIDÁTICOEste trabalho tem como participantes Professores do Curso salto para o futuro: “Os Desafios da Diferença na Escola”. Esta experiência terá aproximadamente 40 horas de duração e será executada nos meses de novembro e dezembro no NTE de Xanxerê/SC.
Todo o trabalho será publicado no blog : http://www.saltoparaofuturoxxe.blogspot.com/


Tipo de edublog: Blog Colaborativo

1- TEMAOS DESAFIOS DA DIFERENÇA NA ESCOLA
2- OBJETIVOS
Direcionar um trabalho para os usos das novas tecnologias de informação e comunicação, das quais uma grande parte dos professores ainda encontra-se excluídos;
Utilizar o blog como recurso educacional e uma ferramenta de avaliação;Perceber como é possível a superação de limites e dificuldades, contando com a ajuda de outras pessoas e com a própria vontade de se superar. Mostrar como existem possibilidades infinitas nas situações mais adversas, contando com fatores que contribuem para tal.
3- JUSTIFICATIVAConsiderando que, atualmente, estamos presenciando a inclusão social dos diferentes em todas os segmentos da sociedade, principalmente na escola, vimos à necessidade de mostrar como é possível a superação de limites e de dificuldades. Felizmente, os mais belos exemplos de superação pessoal contam com protagonistas que têm características comuns, na maioria dos casos são pessoas portadoras de necessidades especiais.O ponto de partida para a elaboração deste plano foi o estudo do livro “Flor de Maio” da escritora Maria Cristina Furtado. A história tem como personagem principal uma pequena e infeliz borboleta que nasceu com uma deficiência na sua asa, sem condições físicas de voar. Embasados nesse contexto de luta e superação, surge à necessidade de mostrar quais exemplos da realidade mundial também passaram por adversidades e obtiveram vitória. Também, destacar alguns exemplos de superação encontrados na nossa cidade.Partindo desta reflexão levantarei três pontos essenciais que estiverão presentes nos exemplos estudados, inclusive no livro “Flor de Maio”: o objetivo de vida, a luta constante e a ajuda dos outros.4- CONTEÚDO- Temas Transversais e Ética: questões sociais, valores e atitudes;- História: personalidades reconhecidas mundialmente, líderes mundiais, relações sociais;- Biologia/Ciências: Estudo de espécie de planta nativa do país;- Português: leitura de textos, literatura infanto-juvenil;- Educação Artística: apresentação de ilustrações contidas no livro “Flor de Maio” da autora Maria Cristina Furtado, e ilustrado por Elma.
Criação de slide share para postar no blog, utilizando os as imagens do livro Flor de Maio ;
Criação de tirinhas utilizando o programa gratuito Quick Tonns disponível em http://www.quicktoons.com/
5- DESENVOLVIMENTO
Todo o trabalho se dará em 40 horas, distribuídos em 4 encontros semanais de 3 horas e 30 minutos.Inicialmente colocarei todos a par do trabalho que será desenvolvido.Apresentarei o blog do salto para o Futuro. http://www.saltoparaofuturoxxe.blogspot.com/ . Criaremos uma conta no gmail para todas as cursistas e em seguida enviarei e-mails convidando as mesmas para serem autoras do blog. Em seguida contantar-se á história do livro “Flor de Maio” da autora Maria Cristina Furtado, para que todos tomem conhecimento do enredo trabalhado e reflitam sobre a situação. Em seguida se fará uma breve apresentação dos exemplos de superação mais conhecidos no mundo, mostrando a história de vida dessas pessoas (o músico Ludwig Van Bethoven – surdo -, o físico nuclear Stephen Hawking – tetraplégico-, os pais de Lorenzo Odone – leigos -, a luta de Martin Luther King Jr. – negro - e a vida do músico Ray Charles – cego -), contando com o auxílio de mídia, neste caso o programa de apresentação de slides. Na seqüência serão citados exemplos de perseverança e superação de pessoas da cidade.Para finalizar, passaremos um vídeo humorístico de parte de uma peça de teatro do grupo “Os Melhores do Mundo”, chamada “ A Saga de Joseph Climber”, que trata de superação. Por fim, debateremos sobre o assunto.
A seguir postaremos no Blog as tirinhas criadas e o slide share e visitaremos o blog http://porqueheloisa.blogspot.com/, para conhecer o livro POR QUE HELOISA e a opinião da autora sobre a inclusão de pessoas especiais na escola, bem como na sociedade.
Também será elaborada poesias: Distribuição de textos da série que está sendo trabalhada, onde as cursistas transformarão em poesia e publicarão no blog.
6- RECURSOS UTILIZADOS* Computador;* Livro: “Flor de Maio”, da escritora Maria Cristina Furtado;* CD de cantigas referente ao livro “Flor de Maio”;* Aparelho de som;* Internet;
Programa slide share e Quick Tonns.7- AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEMTentarei acompanhar este processo que deverá ser feito por meio da análise do debate, posterior à aula, da participação e do envolvimento no desenvolvimento das atividades, dos comentários relacionados ao assunto tratado e do conhecimento prévio sobre o tema, bem como da apropriação dos recursos tecnológicos propostos..

TAREFA 1 - WEB 2.O

Segundo a folha de São Paulo, o termo Web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web --tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. A idéia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdo.Dentro deste contexto se encaixa a enciclopédia Wikipedia, cujas informações são disponibilizadas e editadas pelos próprios internautas. Também entra nesta definição a oferta de diversos serviços on-line, todos interligados tanto é que o número de sites e serviços que exploram esta tendência vem crescendo e ganhando cada vez mais adeptos. Vou destacar duas ferramentas que considero muito produtivas no fazer pedagógico mediado pelas tecnologias.

BUBLESHARE

o “Bubbleshare”. Uma ferramenta de compartilhamento de imagens, rica em possibilidades de socialização de trabalhos e experiências, através da apresentação de imagens e textos utilizando som.É um serviço de fácil criação sem a necessidade de conhecimentos técnicos especializados. O bubbleshare apresenta-se como uma possibilidade muito rica à medida que o utilizamos para compartilhar imagens das produções dos alunos, e eles próprios (os autores) escrevem e/ou explicaram (som) sobre suas produções. Surgem então outras várias possibilidades como, utilizar o bubbleshare para facilitar a aprendizagem de crianças em processo de alfabetização, contar e criar histórias, histórias em quadrinhos, inserir textos, figuras, legendas, entre outras.
Vou citar aqui alguns exemplos de trabalhos que podem ser realizados com alunos e publicados no blog utilizando o bubbleshare:
* Criação da História de Vida dos alunos (Linha de tempo);
* Estudo de Obras de arte de pintores famosos;
* Pontos turísticos do município com descrição do local e sua história;
* Estudo do meio ambiente ( cada grupo estuda um aspecto: lixo, água, poluição, vegetação, locais preservados,...);
* Autores e obras literárias;
* Charges;
* Estudo dos animais ( diversidade, espécies da localidade, espécies em extinção,habitat, ...);
* Plantas existentes na região com nome científico e características;
* Rios da região (nascentes, foz, lugares de rara beleza, ...);
* Publicação de desenhos dos alunos.

GOOGLE DOCS

O Google Docs é um serviço on-line oferecido pelo Google. A versão em português do Google Docs permite criar, editar e compartilhar documentos e planilhas, a partir de um gerenciador web. Para usufruir de todas as funcionalidades do produto, basta ter uma conta Google (como Gmail ou Blogger) e ter um navegador web compatível. A ferramenta funciona totalmente on-line, sem a necessidade de instalação de um software. Alguns dos recursos mais importantes apresentados pelo Google Docs são a portabilidade dos documentos, a possibilidade de edição compartilhada e a publicação automática do documento na web ou em blogs, de acordo com a preferência do(s) autor(es).
Em função da possibilidade de edição compartilhada e da publicação de documentos, o Google Docs surge como uma ferramenta que permite a aprendizagem colaborativa e a constante troca de idéias, sendo cada elemento responsável pelo resultado do grupo, ao assumir tarefas interdependentes. Com o advento da tecnologia novos caminhos se abrem para as práticas escolares. Como professores preocupados em despertar o interesse de nossos alunos para a aprendizagem, precisamos, constantemente, inserir-nos e às nossas práticas, aos novos elementos disponíveis para a construção do conhecimento.
Mais do que repassar informações, educar é construir, buscar informações. Nesse processo de construção, podemos nos valer das possibilidades oferecidas pela WEB 2, onde a palavra chave é interação. Nos ambientes colaborativos de aprendizagem à distância, como os possibilitados pelo Google Docs, é preciso que cada membro da equipe saiba interagir, deixar a sua contribuição, opinar e questionar. O objetivo desse tipo de atividade não é apenas acompanhar através de leituras aquilo que está sendo produzido, o que seria se apropriar do conhecimento do outro sem dar algo em troca. Dessa maneira o Google Docs traz novas possibilidades de interação e de construção coletiva de textos e de conhecimentos, fazendo com que sua utilização no espaço escolar possibilite crescimento a todos.

APRESENTANDO



Eu... Celoy sou Multiplicadora e Coordenadora do NTE. Sou formada em Administração Rural e grças a Deus! Pedagogia. Amo a educação e suas causas.... E quem diria.... descobri que informática é minha praia, a ponto de me especializar em Informática na Educação pela UFRGS.